top of page

Honda divulga detalhes e preço da nova Tornado 300L

  • Foto do escritor: Leandro Silva
    Leandro Silva
  • 11 de jul. de 2024
  • 4 min de leitura

ree
Fotos: Divulgação/Honda

Inspirada na XR 250, que fez sucesso na primeira década dos anos 2000, a renascida Tornado 300 amplia as opções no segmento de motos trail. e agpra com uma pegada mais off-road.


Usando a mesma base mecânica e ciclística da Sahara 300, lançada no final do ano passado, a nova Tornado XR 300 L, contudo, tem proposta mais off-road do que sua irmã. Além de uma posição de pilotagem mais agressiva, com assento reto, a nova trail tem menos peso e suspensão traseira com curso mais longo. Apesar das diferenças, o preço da nova Tornado 300 não ficou muito abaixo do valor sugerido para a Sahara.

De acordo com a Honda, a XR 300L Tornado estará disponível apenas na cor vermelha pelo preço sugerido de R$ 27.690. O preço é o mesmo sugerido para a versão Rally da Sahara 300.


ree
Clique para ver a Rifa

Como é a nova Tornado 300

Com o objetivo de ampliar a oferta de modelos no segmento trail no mercado brasileiro de motocicletas, a Honda XR 300 L Tornado traz características e especificações voltadas para o uso no fora de estrada. Assim como a Sahara, a nova Tornado usa um chassi tubular em aço derivado da CRF 250F, modelo voltado para trilhas e competições off-road.

ree

Equipada com rodas raiadas, aro 21, na dianteira, e aro 18, na traseira, a nova Tornado 300 tem raios de alumínio e pneus de uso misto. Os aros de alumínio, inclusive, trazem trava de pneu, um equipamento usado no off-road. Os pneus são os Metzeler Karoo Street, com câmara, nas medidas 90/90-21 (D) e 120/80-18 (T).

As suspensões de longo curso, com garfo telescópico convencional e 245 mm de curso, na dianteira, e a balança de alumínio monoamortecida e 227 mm de curso, na traseira, completam as especificações da trail. Características ideais para quem quer se aventurar em uma estrada de terra.

ree
Siga nosso patrocinadores no instagram

Tornado é menos potente do que a Sahara?

O motor usado na nova Tornado 300 é um monocilíndrico flex, com 293,5 cm³ de capacidade, comando simples no cabeçote e arrefecimento a ar. Embora seja o mesmo usado na Sahara 300, o propulsor recebeu ajustes para atender ao seu tipo específico de utilização.


ree

Dessa forma, o motor de 300 cc da nova Tornado tem um pouco menos de potência do que o da Sahara. Na trail, o monocilíndrico produz 24,8 cv de potência a 7.500 rpm, quando abastecido com etanol, contra 25,2 cv na versão aventureira. Já o torque é o mesmo: 2,74 m.kgf a 5.750 giros, também com etanol. Já o câmbio é o mesmo da Sahara 300, com seis marchas e embreagem assistida e deslizante, sistema que facilita o acionamento e impede o travamento da roda em reduções. Entretanto, a relação da transmissão final difere da sua irmã. A Tornado 300 usa coroa com 39 dentes, enquanto a Sahara usa uma de 40. Em resumo, a Tornado tem uma relação mais curta, que privilegia arrancadas e a força em baixa, porém, provavelmente, reduz a velocidade final. Entretanto, a nova Honda XR 300L Tornado pesa menos do que a Sahara. Com menos carenagens, mas o mesmo tanque de 13,8 litros de capacidade, a trail marca 143 kg a seco. O peso é três quilogramas menor do que a Sahara 300. Iluminação de LED e novo painel

O sistema de iluminação usa LEDs no farol, nas setas e na lanterna traseira. O farol tem o mesmo formato da Sahara, porém traz uma interessante “máscara negra”. Já a lanterna difere da usada na Sahara 300.

Assim como o painel totalmente digital, fixado atrás da carenagem do farol. Completo, o painel informa velocidade, rotação do motor, marcha engatada, quantidade de combustível e traz um pequeno computador de bordo, com consumo médio e instantâneo.

ree

Cores e preço nova Tornado 300

A Honda XR 300L Tornado chega à rede de concessionários Honda a partir de agosto. A trail tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo das revisões acontece a cada 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. A nova XR 300L terá apenas a cor vermelha disponível. O preço público sugerido da nova Tornado 300, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 27.690.

ree

Ficha técnica Motor: OHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento a ar

Cilindrada: 293,5 cm³

Diâmetro x curso: 77,0 x 63,0 mm

Potência máxima: 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 24,8 cv a 7.500 rpm (etanol)

Torque máximo: 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina) / 2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)

Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica

Relação de compressão: 9,3: 1

Sistema de lubrificação: Forçada, por bomba tricoidal

Embreagem: Multidisco em banho de óleo

Transmissão: Seis velocidades

Sistema de partida: Elétrica

Combustível: Gasolina e etanol

Chassi: Tipo Berço Semi Duplo

Suspensão dianteira / curso: Garfo telescópico / 245 mm

Suspensão traseira / curso: Pro-Link / 227 mm

Freio dianteiro / diâmetro: Disco / 256 mm (ABS)

Freio traseiro / diâmetro Disco / 220 mm

Pneu dianteiro: 90/90 21M/C (54S)

Pneu traseiro: 120/80 18M/C (62S)

Dimensões

Comprimento x largura x altura: 2.201 mm x 828 mm x 1.298 mm

Distância entre eixos: 1.429 mm

Distância mínima do solo: 268 mm

Altura do assento: 890 mm

Capacidade do tanque: 13,8 litros (3,7 litros para a reserva)

Óleo do Motor: 2,0 litros (1,5 litros p/troca)

Peso seco: 143 kg Fonte: Honda Siga nossas redes sociais!

6 comentários


Convidado:
16 de out.

Adorei como o artigo apresenta informa??es complexas de forma t?o clara e organizada! Essa habilidade de transformar dados em insights acionáveis me fez refletir sobre a importancia de buscar recursos confiáveis para aprofundar conhecimentos. Quando comecei a explorar estratégias de apostas online, senti exatamente essa necessidade de materiais bem fundamentados que o seu blog proporciona - e que felizmente encontrei em minha jornada de aprendizagem.

Curtir

Convidado:
16 de out.

Adorei a forma como este artigo aprofunda as nuances do tema sem sobrecarregar o leitor! Esse equilíbrio entre profundidade e clareza me lembrou a importancia de sempre buscar fontes especializadas. Durante minhas pesquisas sobre apostas esportivas, encontrei justamente essa qualidade - conteúdos densos mas digeríveis - num portal que se tornou minha referência principal.

Curtir

Convidado:
16 de out.

Adorei como o artigo apresenta ideias complexas de maneira t?o acessível! Essa habilidade de simplificar conceitos me fez refletir sobre a importancia de contar com fontes especializadas ao explorar novos temas. Recentemente, enquanto pesquisava sobre apostas esportivas no Brasil, descobri um recurso incrível que combina análises precisas com tutoriais detalhados para iniciantes.

Curtir

Convidado:
16 de out.

Adorei como este artigo consegue simplificar conceitos complexos sem perder a profundidade! Essa habilidade de equilibrar clareza e conteúdo detalhado é exatamente o que valorizo em fontes de informa??o. Quando precisei me aprofundar em apostas esportivas, descobri um site que oferece análises igualmente bem estruturadas, com dicas práticas para iniciantes e experientes. Vale a pena conhecer!

Curtir

Convidado:
16 de out.

Parabéns pelo conteúdo extremamente bem estruturado! A forma como os argumentos s?o apresentados demonstra um cuidado impressionante na organiza??o das ideias. Isso me fez refletir sobre como informa??es bem organizadas s?o fundamentais em qualquer área de estudo. Recentemente, enquanto pesquisava sobre estratégias para apostas esportivas, encontrei justamente no 777bet8.net um guia meticulosamente elaborado que elevou meu entendimento sobre probabilidades e análise de jogos.

Curtir
bottom of page